nadar!

 

 

 


 

APÓS PENSAR EM DESISTIR AOS 13, SUECA É A MELHOR DO MUNDO AOS 15

De: http://esporte.uol.com.br/natacao/ultimas/2009/07/28/ult77u2482.jhtm
Date: 29-07-2009

o

Sarah Sjostrom surpreendeu o mundo no domingo, quando bateu seu primeiro recorde mundial. Na segunda-feira, ela repetiu a dose. Aos 15 anos, era a mais rápida da história e campeão mundial dos 100m borboleta. Nada mal para quem pensou em desistir da natação dois anos antes. "Eu achava natação muito chato", admite a garota. "Mas aí começaram a me falar sobre tempos, sobre como poderia ser mais interessante focar em resultados. Não sei como, mas voltou a ser legal e eu desisti de desistir", completa.

oo

Melhor para a natação. No domingo, quebrou o recorde de Inge de Bruijn, que vinha desde as Olimpíadas de 2000. Na segunda, fez a prova em 56s06 e ficou a seis centésimos de se tornar a primeira mulher a nadar a prova abaixo dos 56 segundos.

ooo

"O que ela está fazendo é incrível, ainda mais sendo tão nova. Eu tenho muito orgulho de poder presenciar, na água, um recorde mundial. O potencial dela é inacreditável. Agora, estou ansiosa para enfrentá-la no futuro", disse a australiana Jéssica Schipper, medalhista de prata na prova. A evolução de Sarah foi marcante. Nas Olimpíadas de Pequim, aos 14 anos, não passou das eliminatórias nos 100m borboleta e nos 100m costas - disputou final só no 4x100m medley, em que o time sueco foi eliminado. No Mundial de Roma, venceu todas as suas baterias com recorde (um deles, do campeonato) na primeira prova - ela não competiu no costas.

oooo

"Hoje eu sei o quanto o treinamento correto pode ajudar. Em dois anos, eu melhorei mais de um minuto nos meus melhores tempos", conta a sueca, que ainda disputa os 50m borboleta - ela foi eliminada nos 200m livre. Apesar do currículo, hoje, digno de uma adulta, ela não perde o ar de adolescente. "É uma loucura esse negócio de ser recordista mundial".