nadar!

 

 

 


 

Poliana com as mãos no título

De: http://www.cbda.org.br/materia.php?mat_id=10901
Date: 06-10-2009

o

A Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas entra na reta final (faltam apenas duas etapas) e a brasileira Poliana Okimoto está com o título de campeã do Circuito Mundial de 2009 nas mãos. Depois de sete medalhas de ouro e uma de prata em dez etapas do campeonato da Federação Internacional de Natação (ver abaixo), ela seguirá na próxima semana para os Emirados Árabes para as provas de Dubai (17/10) e Sharjah (21/10), com 176 pontos e líder absoluta do ranking da FINA. Ela só não pode ser considerada campeã por antecipação porque o regulamento do Circuito diz que o atleta tem que nadar a disputa final para ter direito ao título Poliana, de 26 anos, derrotou no Circuito de 2009 todo o pódio dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, que foi formado pela russa Larissa Ilchenko, e as inglesas inglesa Kerry-Anne Payne e Cassandra Patten. Ela também deixou para trás a alemã Ângela Maurer, que aos 34 anos é um ícone das maratonas aquáticas, pois foi ouro no último Mundial de Roma, campeã do Circuito Mundial de 2008 e só não subiu no pódio olímpico porque perdeu na batida de mão para Cassandra Patten. Ângela é a prova viva de que Poliana, que nos Jogos Olímpicos de 2016 estará com 33 anos, ainda poderá representar o Brasil. Na copa do Mundo deste ano apenas outra brasileira, Ana Marcela Cunha (136 pontos), de 17 anos, que está em segundo na disputa, tem chances matemáticas de empatar com Poliana. Marcela vai enfrentar um duelo emocionante com Ângela Maurer, que está em terceiro e muito próxima, com 134 pontos.

oo

Todo mundo no pódio - O Brasil deve ter seus três principais maratonistas no pódio do Circuito Mundial, pois Allan do Carmo (126 pontos), de 20 anos, também dificilmente perderá a segunda posição. Pelos cálculos, ele ainda tem chances de alcançar o alemão Thomas Lurz (160 pontos), líder da competição, já que nos Emirados Árabes 40 pontos estarão em jogo. O sucesso dos maratonistas aquáticos do Brasil começou em 2006, quando Poliana  foi vice-campeã mundial nas provas de 5 e 10 quilômetros no Mundial de Nápoles. Desde então, o país não parou de brilhar. No ano seguinte, nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, ela ganhou nova medalha de prata e Allan do Carmo, o bronze. Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Ana Marcela Cunha foi a quinta colocada e Poliana, a sétima, comprovando mais uma vez que as duas estavam na elite deste esporte. Este ano, com uma medalha de bronze, Poliana quebrou um jejum de quinze anos para o Brasil sem medalhas na maior competição da FINA, o Mundial dos Esportes Aquáticos, que reúne as cinco modalidades da entidade internacional (natação, polo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais e maratonas aquáticas). Investimento - No mês de junho deste ano, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos decidiu  enviar os três atletas que estavam entre os cinco primeiros no ranking mundial para todas as etapas da Copa do Mundo de 2009, considerando esta experiência fundamental para os desafios futuros. Com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva, os atletas tiveram todos os custos cobertos e apenas não participaram da etapa do Canadá, no Lago Saint Jean, porque coincidiu com o retorno da equipe do Mundial de Roma. O desempenho de Poliana motivou a CBDA a indicá-la ao Comitê Olímpico Brasileiro para o Prêmio Brasil Olímpico deste ano. A escolha é feita por um colegiado, no entanto, os atletas são indicados pelas Confederações. - O feito da Poliana é algo impressionante. Nadar tantas etapas, em mares e lagoas mundo afora, enfrentando as condições climáticas mais diversas, as maiores atletas do mundo e vencer, prova um talento e uma força de vontade digna de prêmio. Acho a maratona aquática um esporte com a cara do Brasil, um país de natureza exuberante, com um litoral enorme e uma bacia hidrográfica incrível – disse o presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho.

ooo

COPA DO MUNDO 2009 – RANKING Feminino Poliana Okimoto – Brasil – 176 pontos Ana Marcela Cunha – Brasil – 136 pontos Ângela Maurer – Alemanha – 134 pontos Masculino Thomas Lurz – Alemanha – 160 pontos Allan do Carmo – Brasil – 126 pontos Vladmir Dyatchin – Rússia – 84 pontos MARATONAS AQUÁTICAS - COPA DO MUNDO FINA 2009 Etapas já realizadas 24 Jan 2009  Santos, Brasil - (Ouro – Ana Marcela / Prata – Poliana Okimoto/ 4º Allan do Carmo) 27 Jun 2009 Setubal, Portugal - (Ouro – Poliana / Bronze – Allan do Carmo / 4º Ana Marcela) 23 Jul 2009 Lac St. Jean, Canadá (os brasileiros não participaram porque estavam retornando do Mundial de Roma) 08 Ago 2009 Varna, Bulgária - (Prata – Poliana Okimoto / Bronze – Ana Marcela / Bronze – Allan do Carmo) 12 Ago 2009 Lake Annecy, França - (Ouro – Poliana / Prata – Ana Marcela / Bronze – Allan do Carmo) 29 Ago 2009 Copenhagen, Dinamarca - (Ouro – Poliana / Prata – Ana Marcela / 4º – Allan do Carmo) 06 Set 2009  Manhattan, NYC, Estados Unidos - (Ouro – Poliana / 4º  – Ana Marcela / 5º – Allan do Carmo) 20 Set 2009 Chun An, China - (Ouro - Poliana / 4º - Ana Marcela / 5º - Allan do Carmo) 26 Set 2009  Shantou, China (Ouro – Poliana / Prata – Allan do Carmo / 4º Ana Marcela) 04 Out 2009  Hong Kong, HKG (Ouro – Poliana Okimoto) / 7º Ana Marcela / 7º Allan do Carmo.

oooo

Próximas etapas: 17 Out 2009  Dubai, Emirados Árabes 21 21 Out 2009 Sharjah, Emirados Árabes