nadar!

 

 

 


 

Poliana Okimoto, rainha brasileira dos esportes aquáticos

De: http://www.cbda.org.br/materia.php?mat_id=10987
Date: 27-10-2009

o

Os esportes aquáticos do Brasil obtiveram resultados históricos nesta quarta-feira, 21/10. Poliana Okimoto venceu a 12ª e última etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas  e sagrou-se campeã do circuito de 2009. Esta foi a nona vitória das 11 em que participou. Na mesma prova Allan do Carmo terminou em nono e foi o vice-campeão do Circuito Mundial. (chegada dos nadadores no fim da matéria) Este é o primeiro título de campeonato feminino para o Brasil conquistado em competições da Federação Internacional de Natação fora da categoria master. Nas maratonas femininas, os melhores resultados anteriores foram Poliana em 2007 e Ana Marcela em 2008, ambas em terceiro lugar no ranking final. O resultado de Allan também é inédito nas maratonas aquáticas. O mais longe que o país tinha ido antes foi com o próprio Allan, em 2008, na quinta colocação. Os dois brasileiros só precisavam terminar a última prova dentro do tempo limite, mas Poliana conseguiu fechar com ouro esta vitoriosa e inesquecível temporada. Ela chegou a estar em 10º lugar na prova. Nenhuma surpresa ou susto para quem conhece o estilo da nadadora de 26 anos, 1,64 de altura e 50kg. Sua aparente fragilidade esconde o poder de reação nos instantes finais da disputa. A russa Larissa Ilchenko, campeã dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, foi a segunda colocada seguida pela alemã Ângela Maurer, campeã mundial este ano na prova de 25 quilômetros e vencedora do Circuito em 2008.  No masculino, o alemão Thomas Lurz, que assim como Poliana vinha numa sucessão de vitórias desta vez ficou em terceiro, mas isso não tirou dele o título do Circuito. O vencedor foi o australiano Trent Grimsey e em segundo ficou o russo Evgeni Drattsev. - Estou me sentindo uma pessoa forte e vitoriosa porque consegui me superar. Consegui vencer o medo que tinha do mar, as lesões, o cansaço... Estou vivendo um momento especial. Cresci muito neste circuito de 2009. Sou outra nadadora, completamente diferente. Hoje sou capaz de nadar qualquer tipo de prova. Estou muito mais madura e ano que vem, se tiver chance, faço tudo de novo – disse Poliana.

oo

Contando todas as provas internacionais deste ano, Poliana nadou 125 quilômetros. Foram 11 etapas da Copa do Mundo – 10 quilômetros cada uma -  mais as disputas de 10 e cinco quilômetros do Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma. Nesta última, ela ganhou a medalha de bronze. - Estou esgotada e preciso tirar férias! Foram muitas provas e treinos. Talvez participe do Torneio Open (17 a 20 de dezembro no Pinheiros), mas isso ainda depende de conversa com o Pinheiros. Se não precisar nadar esta competição, já vou treinar para o ano que vem. Parece que o Circuito Mundial vai ter apenas seis ou sete etapas em 2010. Então vai ser menos cansativo   – informou Poliana. Prêmios merecidos - A FINA premia em dinheiro os oito primeiros colocados em cada etapa e também ao final do Circuito os oito primeiros do ranking mundial. Os brasileiros ganharam por todas as vezes que subiram ao pódio. Na soma das etapas Poliana conquistou 26.500 e Allan, 11.500 dólares. Por suas colocações no ranking final, Poliana ganha mais 15 mil e Allan, mais 10 mil dólares. Ana Marcela ficou de fora das duas últimas provas. Este fato tirou dela a colocação no ranking e a premiação final. No entanto, faturou nas etapas em que participou 13.400 dólares. Do medo do mar ao título do Circuito Mundial - Passando por um período difícil na carreira de nadadora de piscina, Poliana chegou a pensar em abandonar a natação. Seu técnico e marido, Ricardo Cintra, a incentivou a participar de provas de maratonas, mesmo sabendo que ela nãos e sentia confortável no mar. O esporte ainda não estava nos Jogos Olímpicos, que é o sonho máximo de todo atleta, mas mesmo assim ela decidiu tentar nadando em 2005 a Travessia dos Fortes, no Rio de Janeiro, venceu e nunca mais saiu dos holofotes da modalidade. Em outubro de 2006 as maratonas entraram para a grade olímpica.

ooo

Em 2010, além do Circuito da Copa do Mundo, a FINA tem no calendário o Mundial exclusivo das maratonas aquáticas, que acontecerá em 15 de julho, em Roberval, no Canadá. Conquistas de Poliana Okimoto 2005 – Vence a Travessia dos Fortes e dá mais ênfase para as maratonas aquáticas 2006 – Medalha de prata nos 5 e 10 quilômetros do Mundial de Maratonas Aquáticas. Obs: Ela nadou a segunda prova com o tímpano perfurado. 2007 – Melhor nadadora das Américas no Mundial dos Esportes Aquáticos de Melbourne – 6º lugar nos 5 e 8º nos 10 quilômetros. 2007 – Estréia das maratonas aquáticas no programa dos Jogos Pan-Americanos – Medalha de prata. 2008 - Estréia das maratonas aquáticas no programa dos Jogos Olímpicos – sétima colocada. 2009 – Ganha medalha de bronze nos 5 quilômetros do Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma, principal campeonato da FINA, e quebra um jejum de 15 anos sem pódio para o Brasil na competição. 2009 – Ganha nove das onze provas que disputou no Circuito da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas.

oooo

MARATONAS AQUÁTICAS - COPA DO MUNDO FINA 2009 24 Jan 2009  Santos, Brasil – Praia  (Ouro – Ana Marcela / Prata – Poliana Okimoto/ 4º Allan do Carmo) 27 Jun 2009 Setubal, Portugal – Lago (Ouro – Poliana / Bronze – Allan do Carmo / 4º Ana Marcela) 23 Jul 2009 Lac St. Jean, Canadá  - Lago (os brasileiros não participaram porque estavam retornando do Mundial de Roma) 08 Ago 2009 Varna, Bulgária -  Rio - (Prata – Poliana Okimoto / Bronze – Ana Marcela / Bronze – Allan do Carmo) 12 Ago 2009 Lake Annecy, França – Lago (Ouro – Poliana / Prata – Ana Marcela / Bronze – Allan do Carmo) 29 Ago 2009 Copenhagen, Dinamarca - (Ouro – Poliana / Prata – Ana Marcela / 4º – Allan do Carmo) 06 Set 2009  Manhattan, NYC, Estados Unidos – Rio (Ouro – Poliana / 4º  – Ana Marcela / 5º – Allan do Carmo) 20 Set 2009 Chun An, China – Lago (Ouro - Poliana / 4º - Ana Marcela / 5º - Allan do Carmo) 26 Set 2009  Shantou, China – Rio (Ouro – Poliana / Prata – Allan do Carmo / 4º Ana Marcela) 04 Out 2009  Hong Kong, HKG -  Baía (Ouro – Poliana Okimoto / 7º Ana Marcela / 7º Allan do Carmo) 17 Out 2009  Dubai, Emirados Árabes – Lago (Ouro – Poliana Okimoto / Ana Marcela (não competiu) / 23º Allan do Carmo). 21 Out 2009 Sharjah - Emirados Árabes – Praia ( Ouro - Poliana Okimoto / 8º Allan do Carmo) Chegada:  5ª feira, 22/10 Poliana Okimoto e Allan do Carmo - vôo EK 261 - 19h30 - Guarulhos Obs: Allan do Carmo e seu técnico, Carlos Arapiraca, viajam para Salvador na  na 6ª feira, 23/10, com chegada prevista para as 8h50, no vôo JJ 3602.